Conectores Polarizados Deixe um comentário

Veja como funcionam os novos conectores polarizados

As placas do sistema Nanoshields produzidas a partir de junho de 2015 possuem conectores polarizados que impedem que os Nanoshields sejam conectados de forma invertida na Base Board, Base Board L e Base Boarduino.

Veja abaixo mais detalhes sobre como funcionam os conectores polarizados. Caso você possua um Nanoshield mais antigo, é muito simples convertê-los para o novo padrão: basta seguir os procedimentos descritos na seção Como converter um Nanoshield não polarizado.

Como funcionam os conectores polarizados

Os conectores dos Nanoshields são formados por duas fileiras de 15 pinos espaçados 2,54mm entre si (pitch de 2,54mm). A distância entre o eixo central das duas fileiras é de 15,24mm. Esse tipo de conectorização é muito prático por permitir o uso em protoboards, placas perfuradas e cabos com pitch de 2,54mm facilmente encontrados no mercado.

No esquema de conectorização antigo, o fato de cada slot ser um conjunto simétrico permitia que os módulos fossem conectados de forma invertida, exigindo um nível de atenção extra na hora da montagem para evitar erros. A figura baixo mostra um exemplo de conexão correta e um exemplo de conexão invertida no padrão antigo.

Conexões no padrão antigo 

Para sanar este problema, a partir de junho de 2015 todos os módulos são fabricados com conectorização polarizada, tornando os conectores assimétricos e impedindo a ligação invertida. Com essa mudança, um dos pinos de reset deixa de existir no conector macho, enquanto que no conector fêmea são usados polarizadores para bloquear o encaixe deste pino do lado invertido.

Visualizando placa pelo lado de cima, o pino polarizador é o terceiro pino a partir do canto superior direto (pino RSdo lado direito). Veja as figuras abaixo ilustrando os novos conectores macho e fêmea.

Detalhe do pino ausente nos conectores macho
Pino ausente nos conectores macho
Polarizadores nos conectores fêmea

Veja abaixo como essa nova configuração impede a conexão dos Nanoshields de forma invertida. A imagem à esquerda mostra um encaixe correto, enquanto a imagem à direita mostra como é impossível encaixar o pino polarizado do lado oposto.

Conexões no padrão novo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat